Entre em contato:

Telefones
+55 (51) 3081.5300
+55 (11) 3036.5300

Ou mande uma mensagem


Premier Pet

Visibilidade e Gestão da Distribuição Visibilidade dos canais direto e indireto




Visibilidade dos canais direto e indireto Empresa

001/004

A PREMIER PET é uma empresa brasileira com destacada posição na área de alimentação Premium para animais de estimação. Ao ser a primeira empresa do mundo a lançar a linha de Raças Específicas, a PREMIER PET consolidou-se como uma empresa especialista em nutrição para animais de estimação, com produtos de elevada qualidade e inovações constantes. Fundada em 1995, a empresa possui, aproximadamente, 220 funcionários, faturamento estimado de R$ 100 milhões e participa ativamente de 2 projetos sociais: o Pró-Carnívoros e o Cão-Guia de Cego.

A empresa possui o foco na qualidade de seus produtos, onde, por exemplo, para as linhas Premium e Super Premium ela garante 100% e 110% de ressarcimento caso o cliente não esteja satisfeito. Para tal, a empresa analisa 100% da sua matéria-prima e 100% dos lotes produzidos, assegurando que os consumidores só adquiram produtos dentro dos níveis de qualidade estabelecidos. Além disso, o centro de P&D existente junto à fábrica em Dourado/SP, faz com que a qualificação dos seus produtos e serviços seja sempre crescente.

 

Desafio

002/004

A grande quantidade de clientes espalhados ao longo do território nacional e a alta variabilidade da demanda são fatores marcantes no dia a dia da PREMIER PET. A ausência de uma visibilidade do real comportamento deste mercado aliada ao complexo gerenciamento de uma ampla rede de distribuição terceirizada faz com que decisões incorretas possam ser tomadas, levando ao desbalanceamento dos estoques ao longo da cadeia e por fim gerando prejuízo a todos os elos envolvidos. Este prejuízo pode ser traduzido principalmente de duas formas: rupturas em excesso ou estoques elevados.
 

Ambos geram custos e são indesejados por uma empresa que busca a sua excelência e a melhor utilização dos recursos. Tendo em vista o cenário descrito, a PREMIER PET identificou a necessidade de uma ferramenta que fornecesse visibilidade e permitisse a resposta rápida frente às mudanças constantes do mercado, além de possibilitar a boa prática do foco no sell-out* ao invés do sell-in**. Com esta implantação também seria possível centralizar a informação em um sistema único, diminuindo o trabalho operacional e permitindo maior investimento de tempo em análises que agreguem valor ao negócio.

* Sell-out: Venda do distribuidor para o Ponto de Venda (PDV) **Sell-in: Venda da fábrica para o distribuidor

Solução

003/004

A solução de DSI (Data Sharing Intelligence) da ACCERA foi procurada pela PREMIER PET pois, de acordo com o responsável pela área de Inteligência de Mercado da empresa, “existe uma alta aderência do sistema com as necessidades da Premier Pet”.
 

O ACCERA DSI é uma plataforma de colaboração entre dois elos da cadeia de suprimentos onde o fornecedor recebe diariamente as informações de vendas e estoques de seus clientes (distribuidores, lojas, varejistas, etc) e tem a possibilidade de gerar inúmeros relatórios com diferentes análises através de uma interface amigável e de fácil utilização. As análises permitem identificar os mercados e os segmentos em que uma empresa deseja atuar para obter maior crescimento e lucratividade.

O compartilhamento de dados ocorre através do ACCERA CONNECT, um aplicativo que integra diariamente dados com os mais variados tipos de sistemas de gestão dos clientes. Ele possibilita a centralização destes dados em uma plataforma Web, reduzindo significativamente o valor da manutenção do software, visto que todas as melhorias desenvolvidas são facilmente replicadas a todos os usuários.

Além de ser uma poderosa ferramenta de apoio ao vendedor e ao supervisor, o ACCERA DSI reduz drasticamente o envio de relatórios trabalhosos por parte dos clientes, garantindo praticidade e confiabilidade dos dados.

A implementação do DSI ocorreu em duas fases. No primeiro momento, 3 distribuidores piloto iniciaram o compartilhamento de informações demonstrando a efetividade e operacionalidade da ferramenta. Após, novas implementações ocorreram de acordo com o planejamento da empresa, que pretende futuramente contar com cerca de 25 distribuidores dentro do sistema.

 

Resultado

004/004

Possuir o conhecimento da real demanda do mercado e da quantidade exata de itens que precisam estar estocados sem gerar custos desnecessários é um dos grandes desafios das empresas. Com a implementação do ACCERA DSI, a PREMIER PET obteve um grande diferencial competitivo, pois passou a ter maior visibilidade dos dados de seus produtos nos distribuidores, possibilitando a identificação de produtos de baixo giro e necessidade de campanhas de marketing específicas. Ambos os elos passaram a falar a mesma linguagem, tendo uma única base de dados para tomada de decisão.
Houve ainda uma redução no estoque médio dos distribuidores, disponibilizando a eles uma quantidade de produtos adequada ao seu giro e a sua demanda.

Com uma gama maior de informações estando disponíveis às pessoas certas e no tempo certo, a PREMIER PET obteve junto aos seus distribuidores um aumento significativo no nível de serviço, auxiliando no desenvolvimento do espírito de colaboração e confiança entre fornecedor e distribuidor. Com o desenvolvimento da estrutura de arquivos e processos para o DSI, a empresa possui agora a possibilidade de migrar para um sistema de VMI (Vendor Managed Inventory), adicionando a funcionalidade de ressuprimento automático de produtos gerenciado pelo fornecedor.

A equipe especializada em soluções de Visibilidade e Distribuição da ACCERA em conjunto com a equipe de Inteligência de Mercado da PREMIER PET concluíram o projeto com sucesso, superando as expectativas de todos os Sponsors.

 

< >

Entre em contato conosco e conheça mais
sobre as nossas soluções e tudo o que
podemos fazer pela sua empresa!


Clique aqui